GESTÃO DA SINGULARIDADE
Se você nunca ouviu esse termo, está na hora de conhecer mais sobre assunto e colocá-lo em prática no dia a dia da sua empresa.
A gestão da singularidade vai auxiliar no desenvolvimento da sua equipe e no fortalecimento da motivação e do desempenho de todos.
Damas vs Xadrez
Pense bem: em um jogo de damas, todas as peças são iguais, se movimentam da mesma forma e com as mesmas regras. No xadrez, vemos várias peças distintas, cada uma desempenhando uma função específica, com diversas maneiras possíveis de se movimentar e com estratégias diferentes.
Apesar de ter sempre um objetivo comum em mente, cada membro de sua equipe é uma pessoa única, com suas próprias qualidades, defeitos e características. Cada um responde a um certo tipo de estímulo e funciona melhor em uma determinada hora do dia.
O novo líder não pode mais tratar a gestão de forma massificada, executando as mesmas estratégias de engajamento e retenção de talentos pra todos os seus colaboradores. É preciso repensar os conceitos e começar a inovar, para reduzir o turnover e aumentar o engajamento da equipe.
Confira algumas dicas que podem ajudá-lo:
Treinamentos
Treinamentos lineares são trágicos para o desempenho de uma equipe, pois desmotivam quem tem uma melhor performance e se destaca naquele setor. Por outro lado, quem tem uma performance mais baixa pode se sentir incapaz de acompanhar o trabalho proposto.
Divida os colaboradores em grupo, de acordo com suas habilidades e limitações e promova treinamentos personalizados para cada grupo.
Feedback
Alguns líderes convocam todos os funcionários até a sala de reunião para exaltar o trabalho daqueles que estão em destaque e fazem críticas para aqueles que não conseguiram atingir suas metas e se desenvolver. Isso é contraproducente, atrapalha a motivação e é extremamente constrangedor.
Dê feedbacks individualizados, mantendo seus melhores funcionários motivados e dando aos que apresentaram baixa performance incentivos para melhorar.
Tarefas com objetivo
Para cada projeto, deixe claro para todos de sua equipe os detalhes do projeto, o perfil do cliente a ser atendido e a importância que esse projeto terá par ao cliente e também para a empresa.
Para colaboradores de alta performance, basta convencê-los da importância do projeto para que eles se envolvam e trabalhem com excelência. Por sua vez, os de baixa performance tendem a se motivar menos só se empenhar quando veem toda a equipe envolvida. Esses profissionais devem ser constantemente cobrados e incentivados.
Aprender a gerenciar os diferentes níveis de entrega e engajamento são essenciais para desenvolver uma equipe coesa, focada e que trabalhe todos os projetos com excelência.
A ACT possui treinamentos de liderança para que a gestão da sua equipe possa ser cada vez mais eficaz.
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