Muito além de um aperto de mão
O aperto de mão tem sua origem na antiguidade e sua simbologia era de transmitir de confiança e paz, já que em tempos antigos acreditava-se que este cumprimento seria um gesto que propiciava a demonstração de que ali não existiam armas; já que se faz necessário estender o braço com a mão espalmada.
- O peixe morto, caracterizado por mãos frias e úmidas, transmite a sensação de frouxidão e flacidez.
- No torno, o iniciador estende o braço com a mão espalmada para o chão e dá um forte puxão para baixo, seguido de dois ou três vigorosos solavancos de retorno, com uma pegada capaz de fazer o sangue parar de fluir para a mão do recebedor.
- O quebra ossos é uma marca registrada de uma personalidade abertamente agressiva que, sem aviso ao interlocutor, tritura os nós dos seus dedos para assumir a vantagem inicial da relação.
- O Aperto com as pontas dos dedos transmite a impressão de querer manter o outro à distância. Pode exprimir também um sentimento de inferioridade de quem inicia o cumprimento.
- No cumprimento com o braço esticado, sua principal finalidade é manter a outra pessoa à distância e fora do espaço pessoal de quem toma a iniciativa.
- Arranca-soquete, neste, quem inicia o cumprimento agarra à força a mão espalmada de quem recebe ao mesmo tempo em que aplica um forte puxão para trás na tentativa de arrastá-lo para perto de si, desequilibrando-o.
- No alavanca de bomba, o bombeador pega a mão do bombeado e começa a sacudi-la em rápidos movimentos verticais.